O diagnóstico é feito por médico oftalmologista, examinando o olho por meio de uma lâmpada de fenda (instrumento com luz e lentes de aumento, que consegue visualizar as estruturas internas do olho).
A cirurgia para a eliminação da catarata é realizada quase sempre com anestesia local (anestésicos aplicados na região em torno do olho ou colírio anestésico). Durante a cirurgia, o médico normalmente faz uma pequena incisão no olho e extrai a catarata por fragmentação e aspiração através de uma caneta de ultrassom (procedimento chamado facoemulsificação). Quando todos os fragmentos da catarata tiverem sido retirados, o cirurgião coloca uma lente de acrílico ou silicone (lente intraocular) no local que anteriormente estava a catarata (saco capsular).
O procedimento costuma durar cerca de 10 a 20 minutos e a pessoa pode ir para casa no mesmo dia. Geralmente, não é necessário realizar suturas, pois a incisão no olho é pequena e cicatriza sozinha.
Durante algumas semanas após a intervenção, são administrados colírios de corticosteroides e de antibióticos para reduzir a inflamação e prevenir uma infecção.
Nossa estrutura possui centro cirúrgico próprio.
Fale Conosco!